Treze Tílias – Dia 30 de Junho encerra-se o prazo para o alistamento obrigatório
A Junta Militar de Treze Tílias informa que o dia de encerramento do alistamento obrigatório será em 30 de junho de 2019.
O responsável pela Junta Militar de Treze Tílias, Jaime Berté, informa que os jovens tem a possibilidade de realizar o alistamento on line no www.alistamento.eb.mil.br, além da forma presencial na Junta de Serviço Militar.
Jaime explica que quando o jovem realiza o alistamento até o dia 30 de junho, ele apenas paga uma taxa para emissão do Certificado de Dispensa de Incorporação. Após esta data, o cidadão pagará a taxa de emissão do CDI e mais uma multa por alistar-se fora do prazo.
Após o pagamento da taxa e o documento assinado digitalmente pela autoridade militar responsável, o munícipe tem-se o prazo de 90 dias retirar o documento junto à Junta Militar.
Segundo o site do Governo Federal, além da multa, quem não se alista fica em débito com o Serviço Militar. Isso significa que o jovem estará impedido de usufruir de diversos serviços públicos. Por exemplo: ele não poderá obter ou prorrogar validade de passaporte; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão.
Os estudos e o trabalho também ficam prejudicados: quem perde o prazo, enquanto não regularizar a situação, fica impedido de prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; e de inscrever-se em concurso para provimento de cargo público.
Por fim, outros impedimentos são: ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o governo federal, estadual, dos territórios ou municípios; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do governo federal, estadual, dos territórios ou municípios.